O Brasil, e especialmente a sua região Nordeste, enfrenta consideráveis desafios decorrentes de suas realidades históricas, econômicas e sociais, deixando a população mais vulnerável à ocorrência de doenças infecciosas e parasitárias, especialmente em áreas de extrema pobreza.
Apesar dos esforços empreendidos para prevenir essas doenças por meio de programas de vacinação, as carências básicas de saúde e educação contribuem para agravar essas dificuldades. Esse é o grande impulso que motiva o grupo que fundou a Fundação Bahiana de Infectologia a contribuir, neste terceiro milênio, para o controle dessas enfermidades, reduzindo o seu impacto social.
Nosso objetivo é investigar as causas, patogenia, prevenção e tratamento dos processos de natureza infecciosa. Mais recentemente, devido ao sucesso obtido nestas iniciativas, e atendendo a inúmeras solicitações, a FBaI expandiu seus objetivos para apoiar pesquisas na área médica em geral, não mais se limitando às doenças infecciosas.
A FBaI disponibiliza toda a sua expertise no combate a doenças que afetam sobretudo as pessoas em regiões menos desenvolvidas. Avaliamos tratamentos, vacinas e medidas profiláticas para enfrentar endemias, epidemias, e patologias de interesse da saúde pública.
Atuar na descoberta, desenvolvimento, avaliação e difusão de novas ferramentas para o controle das doenças infecciosas e parasitárias.
Oferecer um serviço de excelência na área de pesquisa em infectologia, tornando-se referência nessa área.